sexta-feira, 5 de abril de 2013

Celulite



Hoje vamos falar um pouco sobre um assunto que nunca sai de moda e que roda e vira incomoda muita gente, a CELULITE! Cerca de 90% das mulheres possuem celulite, e isso acontece devido ao hormônio estrogênio que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e à medida que a pele envelhece fica mais fina tornando a celulite mais evidente. Como sua distribuição ocorre nas áreas onde há maior depósito de tecido adiposo (gordura), as regiões mais atacadas são glúteos, membros inferiores e abdômen

Mas calma mulheres, este não é um problema apenas nosso, apesar de mais comumente encontradas no sexo feminino alguns homens também vem sofrendo desse mal, até por que existem outras causas, independentes do gênero, para o desencadeamento deste processo como: hereditariedade, sedentarismo, maus hábitos alimentares, tabagismo e álcool, desequilíbrios hormonais, estresse oxidativo e alterações nos processos circulatórios.

A celulite tem estágios e pode ser classificada :
Grau 1: As ondulações só são percebidos quando a pele é comprimida. Fase discreta e facilmente reversível.

Grau 2: As ondulações já são percebidos sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos. Presença de alterações circulatórias.

Grau 3: Sensação de peso e cansaço nas pernas, alterações circulatórias com vasinhos e varizes visíveis. Aparência de “casca de laranja” evidente mesmo em descanso, sensação palpável dos nódulos e dor leve a palpação.

Grau 4: Graves problemas de circulação, pernas inchadas e doloridas, Nódulos mais palpáveis, visíveis e dolorosos, ocorre aderência em níveis profundos e observa-se aparência ondulada da superfície da pele.

            Embora não exista um alimento milagroso para a cura da celulite, ai vai uma série de dicas alimentares que podem ser praticadas para que haja uma melhora do quadro.
           
1)      Aumente o consumo de fibras( pães integrais, arroz integral, linhaça, chia, quinua, granola, aveia,  frutas e verduras..) pois elas vão auxiliar na eliminação de toxinas do organismo;
2)      Eleve o consumo de alimentos fontes de SILÍCIO, elemento importante na estrutura do tecido conjuntivo, formação do colágeno: arroz integral, trigo integral..
3)      Consuma alimentos fontes d BIOFLAVONÓIDES, potente antioxidante, responsável pela melhora da permeabilidade vascular: soja, cebola, cacau, suco de uva integral, ...
4)      Inclua as frutas cítricas na alimentação, pois estas ajudaram a eliminar as toxinas: acerolar, caju, laranja, tangerina...
5)      DIMINUA A RETENÇÃO HIDRICA: aumentando o consumo de água, chás diuréticos(chá verde, cavalinha, e hibisco) e alimentos fontes de potássio como feijão, leguminosas secas, ameixas, bananas, aveia, damascos secos, abacaxi.

EVITE:
*Carboidratos simples: açúcar refinado, massas, pão branco, arroz branco, doces, tortas...;
*Álcool e bebidas gaseificadas: cerveja, destilados, água com gás e refrigerantes;
* Café, chá preto, chá mate;
       *Alimentos ricos em sal: embutidos (salsicha, presunto, salame, calabresa,     bacon), industrializados, temperos prontos...
*Adoçantes artificiais: prefira o stévia.
            Abaixo segue receitinha de suco anti- celulite, que tal fazer e experimentar? Depois quero saber se aprovaram ;)




-SANTOS, I. M. N. S. R; SARRUF F. D; BALOGH T. S.; et. al. Hidrolipodistrofia ginoide: aspectos gerais e metodologias de avaliação da eficácia. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, v.36, n. 2, p. 85-94, Mai./Ago. 2011.

-KLEIN, Priscila Navarro. Nutrição na prevenção e tratamento da celulite. Monografia . São Paulo, 2012.

-DAVID, R. B.; PAULA, R. F.; SCHNEIDER, A. P. Lipodistrofia ginóide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Ver. Bras. Nutr. Clin. Vol. 26, n.3, p.202-6, 201.