terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PORQUE NÃO EMAGREÇO?



O que faz com que alguns percam peso facilmente e outros passem de dieta em dieta sem resultados satisfatórios? A dificuldade para perder peso pode ser causada por diversos fatores, dentre eles estão:  

   1 Metabolismo: alguns indivíduos possuem metabolismo mais lento que outros, o que dificulta o emagrecimento. Fatores como idade, sexo, forma de se alimentar e prática de exercícios físicos podem levar a variações no metabolismo ao longo dos anos. O homem tem, por exemplo, uma preservação da sua massa magra por conta da testosterona(hormônio masculino), já a mulher, ao contrário, tem uma massa gordurosa maior e menos músculos, por isso ela queima menos calorias.



2 Desordens hormonais como o Hipotireoidismo: quando não tratado, pode reduzir a taxa de metabolismo basal do indivíduo em até 40 %. Então, mesmo que o paciente coma muito pouco, não consegue uma perda de peso interessante. É importante verificar os níveis de TSH e T4 livre no sangue e em caso de alterações procurarem um médico.



3 Dietas muito radicais. podem funcionar a curto prazo, mas será difícil manter o peso por muito tempo, prejudicando todo o seu metabolismo e ganhando peso com muita facilidade. Por que?! Porque o corpo humano responde à baixa ingestão calórica com uma redução do metabolismo e, dependendo do quão radical está a restrição calórica, pode-se ter perda de massa magra acentuada, o que prejudica o quadro. Então, quanto menos você come, menos seu corpo gasta. O fundamental é emagrecer aos poucos, mudando sempre o cardápio.



4 Alto consumo de alimentos ricos em açúcar: de nada adianta trocar 2 fatias de pão integral por alguns biscoitos doces por terem o mesmo valor calórico. Quanto mais rico em açúcar for o alimento, mais gordura você vai sintetizar. Logo, não troque calorias por calorias. SEMPRE analise o teor de fibras, proteínas, açúcar, gordura trans e saturada e sódio dos alimentos. Todos esses interferem no quanto o alimento pode engordar ou te deixar mais inchado. Dê preferência aos alimentos integrais e com alto teor de fibras, pois dão mais saciedade e auxiliam na perda de peso.



5 Sedentarismo. A prática do exercício físico sem alimentação balanceada não tem resultado, bem como a dieta balanceada sem exercícios físicos pode ter resultados, mas é mais difícil e demorado.



6 Stresse. Quando estamos muito estressados, ansiosos, dormindo pouco aumentamos a síntese de CORTISOL. Esse hormônio quando acima dos valores de referência pode levar à perda de massa magra, ao ganho de peso, lapsos de memória, resistência à insulina. É importante dosar o Cortisol salivar ou urinário caso o paciente relate ser muito ansioso ou estar sob muito estresse. Dependendo dos níveis desse hormônio, pode-se buscar intervenção medicamentosa, psicológica e mudança de hábitos de vida. Uma boa noite de sono, reduz a ansiedade e até o apetite!




Manter uma Alimentação Saudável é fundamental para a boa saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário