sábado, 2 de março de 2013

Fitoterapia

Os fitoterápicos, neste caso os chás, são considerados os alimentos funcionais mais utilizados no mundo. Abaixo segue algumas ervas que são utilizadas como termogênico, desintoxicante, diurético entre outros.


Chá verde:


Vários estudos têm demonstrado que  o chá verde, obtido através da erva Camellia sinensis, tem uma alta quantidade de flavonóides conhecidos como catequinas, capazes de promover a diminuição de peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares e dislipidemias. 

Efeitos biológicos: 

- Efeito termogênico, aumentando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura e perda de peso, com manutenção da massa magra;
- Diminuição da fadiga;
- Efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares;
- Inibe a peroxidação de gorduras, reduzindo o risco de aterosclerose;

- Propriedades anti-inflamatória, hepatoprotetora, hipoglicemiante, anti-mutagênica, antialérgica, antiesclerótica, antibacteriana e anticárie;
- Rico em minerais, vitamina C e K e fluoreto;

- Antioxidante e protetor contra o estresse oxidativo;
 (Fonte: Blog da nutricionista Patrícia Mantovi)


Por outro lado é importante ressaltar que o uso em excesso e inadequado do chá verde pode trazer malefícios a saúde. Portanto, consulte sempre um profissional para esclarecer as dúvidas e indicar a melhor maneira de utilizá-lo.

Hibisco


O Hibisco, da espécie Hibiscus sabdariffa, rico em flavonóides e antocianinas tendo assim propriedades antioxidantes. Rico em vitaminas como: riboflavina, tiamina, niacina e ácido ascórbico.
O chá de hibisco tem sido utilizado como um importante diurético, atuando na redução de edemas e melhorando a microcirculação. 

Alguns estudos comprovaram também seu efeito anti-hipertensivo devido a sua ação vasodilatadora.

Dente de leão


O dente de leão, da espécie Taraxacum officinale já é muito utilizado pela medicina tradicional para diversos fins terapêuticos.
Como alimento funcional, seu teor de polifenóis entre outras substâncias, além de ser antioxidante auxilia na eliminação de toxinas que comumente estamos expostos.
Além disso, possui ação estimulante sobre o metabolismo linfático, auxiliando também no tratamento da celulite.


Atua também como diurético.

Cavalinha


Da espécie Equisetum arvense, a cavalinha contêm compostos flavonóides (quercetina), compostos fenólicos (Ác. Caféico e clorogênico), silício, manganês e potássio, vitamina C, E, zinco e ferro, taninos e saponinas (equisetonina). 
Possui efeito diurético através dos sais de potássio e flavonóides, além das suas propriedades antioxidantes.


A cavalinha é amplamente utilizada pela nutrição e estética devido ao seu poder cicatrizante atuando no tratamento de estrias. 


LEMBRE-SE:  

1- Não existe chá milagroso, não adiantar tomar o chá se você não tem o hábito de uma alimentação saudável. As propriedades citadas acima tem o seu efeito potencializado associada a uma alimentação saudável e a atividade física.
2- O uso inadequado e em excesso pode causar efeitos colaterais indesejados, além de  diminuir a absorção de vitaminas e minerais. Portanto procure o profissional nutricionista para que possa esclarecer as dúvidas e indicar a melhor maneira de utilizar estes compostos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário