terça-feira, 26 de março de 2013

Benefícios do Cacau!




Hoje, 26 de março comemoramos o dia do CACAU, também conhecido como o fruto dos deuses. Dentre as substâncias encontradas no cacau, as mais estudadas são da família dos flavonoides, sendo os principais responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde como prevenção e diminuição do risco de contração de determinadas doenças. Além disso, o cacau é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal e atuam em casos de depressão; Fósforo, necessário para o cérebro, formação dos ossos e dentes e contração dos músculos cardíacos; Ferro, que ajuda na produção de hemoglobina e oxigenação das hemácias, cálcio, proteínas e fibras.
Dentre os principais benefícios do cacau podemos citar:
1)    CAPACIDADE ANTIOXIDANTE: ajudam a liberar o corpo de toxinas prejudiciais e radicais livres, principais causadores do câncer e outras doenças crônicas. Além disso, os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura, eles seqüestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina.
Lembre-se que os poderes antioxidantes são os maiores quando cacau é consumido em sus forma mais pura, ou seja, em pó.
2)    EFEITO CARDIOPROTETOR: diminui a tendência de agregação plaquetária e, portanto, a formação de coágulos. Além disso, pode favorecer a saúde cardiovascular por meio do aumento dos níveis de óxido nítrico, vasodilatador natural, assim o sangue passa mais facilmente necessitando de menor pressão.
3)    ATIVIDADE ANTI-INFLAMATORIA: Os flavonoides presentes no cacau promovem a melhora da resistência à insulina, consequentemente, aumento de sua ação, o que para diabéticos do tipo 2 é um importante efeito. Além de melhorar a resposta imunológica no organismo.
O cacau está presente no dia-dia de todos pelas geléias, refrescos, sucos, vinhos,  vinagres, álcool, além do pó de cacau e diversos tipos de chocolates em barras, que são produzidos pelas indústrias. Lembrando que: Quanto menos processamento, mais amargo o chocolate, maior o teor de cacau, maior a concentração de flavonoides e mais benefícios para a saúde.





EFRAIM, P.; ALVES, A. B.; JARDIM, D.C.P.; Polifenois em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 14, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2011

domingo, 24 de março de 2013

Chocolate: Branco, Ao leite, Amargo, Diet ou Zero ?


Com a chegada da páscoa a procura pelo chocolate se torna frequente. A oferta e a variedades de ovos de chocolate estimulam a busca destes produtos. Para você que está pensando em comprar chocolates fique atento aos rótulos.
Além disso, você que está no intuito de evitar alguns quilos a mais e optou pela escolha do chocolate diet ou zero, cuidado! Nem sempre retirar algum ingrediente da receita, que é o caso desses produtos, é o suficiente para que o produto fique menos calórico.

Vamos descobrir o que significa cada um?

Chocolate Branco:

O chocolate branco contém apenas manteiga de cacau, gordura hidrogenada, açúcar e leite, sendo assim consitituido por uma maior concentração de gorduras, logo não possui benefícios. Devido o chocolate branco não conter cacau ele não é considerado chocolate de fato, pois para um produto ser considerado chocolate é preciso ter em sua composição o mínimo de 25% de cacau.


Chocolate Ao leite:

O chocolate ao leite é constituído de uma pasta de cacau que é uma combinação de cacau, leite e açúcar.  Portanto este tipo de chocolate contém um pouco de cacau e níveis altos de açúcar, porém, ainda é menos calórico que o branco.



Chocolate Amargo

O chocolate amargo é preparado com cacau, pouco açúcar e pode ser adicionado ou não de leite, o que vai definir sua quantidade de gordura. Para um chocolate ser considerado amargo ele deve ter no mínimo 55% de cacau em sua composição. Para o chocolate amargo ser considerado um alimento funcional ele precisa ter 70% de cacau, com este teor mínimo o chocolate contém um elevado índice de antioxidantes devido a grande quantidade de flavonoides presente no cacau. Por isso e pela presença de vitaminas e minerais o chocolate amargo possui efeito benéfico.
A ação antioxidante do chocolate amargo tem mostrado efeito protetor (combate aos radicais livres) contra as doenças cardiovasculares, pois protege contra da oxidação do LDL (colesterol ruim) impedindo que se formem placas de gordura nas artérias, além de diminuir a pressão sanguínea e prevenir o envelhecimento precoce.



Chocolate Diet:

A denominação diet significa que o alimento é restrito ou isento em determinado nutriente, como açúcar, gorduras, proteínas, sódio, glúten ou colesterol. Um alimento diet nem sempre tem menos calorias, pois aquele nutriente restrito pode ser substituído por outro mais calórico.
Os chocolates diet não contém açúcar na composição, porém o produto é incrementado com muita gordura para não perder o sabor. Então a pessoa acha que está consumindo menos calorias, mas está ingerindo uma grande quantidade de gordura.

Nesse caso, o chocolate diet é indicado apenas para diabéticos, mas não para quem quer ingerir menos calorias, pois além de estar escolhendo um alimento rico em gorduras saturadas, nem sempre tem diferenças significativas nas calorias.


Chocolate ZERO

Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos diets. Neles também existe a retirada ou isenção de alguma substância presente no alimento original. No caso dos chocolates o que geralmente acontece é a retirada de lactose ou glúten.


O ideal é atentar-se aos rótulos dos produtos, verificar não apenas o valor calórico, mas observar a dosagem de açúcar e de gorduras saturadas (ruins).
O benefício do chocolate está relacionado a quantidade e o tipo de chocolate consumido, ou seja, dê preferência ao chocolate amargo com mais de 50% de cacau, numa porção de 2 ou 3 quadrados ao dia o equivalente a 30g de chocolate. Isto é o suficiente pra usufruir de suas qualidades, evitando danos relacionados ao excesso, pois todo exagero se torna nocivo.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Suchás

Dando continuidade ao post falando sobre os chás fitoterápicos hoje resolvemos dar dicas de como vocês podem utilizá-los.

Já ouviram falar de Suchá? Suchá nada mais é que a mistura de suco de frutas e ervas. A combinação de "chás" com sucos pode ser  uma alternativa refrescante para encarar este calor. Os suchás são os queridinhos do momento. É uma ótima pedida, além de serem saborosos tem o benefício de serem desintoxicantes. 

A ingestão diária dos Suchás irá mobilizar aquelas toxinas acumuladas no organismo, causadas pela má nutrição, desidratação, , estresse metabólico, disbiose intestinal etc. Ou pode ser mesmo uma forma de se hidratar bem divertida e saudável.



Separamos pra vocês algumas receitinhas bem legais:

Suchá Anti-Aging
Ingredientes:
- 200 ml de suco de uva
- 200 ml de chá de dente de leão
- Folhas de rúcula
- Pedras de gelo
Modo de preparo:
Chá concentrado: Aquecer 1 xícara de água (200ml), após levantar fervura adicionar uma colher de sobremesa da erva. Tampar e deixar descansando por 10 minutos. Espere esfriar.
Suco: Bater no liquidificador a rúcula, o chá e o suco de uva. Após alguns minutos adicionar os cubos de gelo e bater por mais 5 segundos.

Suchá de Couve com Hibiscus - Desintoxicante

- 200ml de chá de hibiscus
- 1 folha de couve
- 1 cenoura pequena em rodelas
- 1 col. (chá) de gengibre ralado
- Pedras de gelo

Modo de preparo:
Chá concentrado: Aquecer 1 xícara de água (200ml), após levantar fervura adicionar uma colher de sobremesa da erva. Tampar e deixar descansando por 10 minutos. Espere esfriar.
Suco: Bater no liquidificador a couve, a cenoura, o chá e o gengibre. Após alguns minutos adicionar os cubos de gelo e bater por mais 5 segundos.

Suchá de Abacaxi e cavalinha - Diurético

- 200ml de chá de cavalinha
- 1 rodela de abacaxi
- 4 folhas de hortelã
- 1 folha de alface
- Pedras de gelo

Modo de preparo:
Chá concentrado: Aquecer 1 xícara de água (200ml), após levantar fervura adicionar uma colher de sobremesa da erva. Tampar e deixar descansando por 10 minutos. Espere esfriar.
Suco: Bater no liquidificador a hortelã, a alface, o chá e o abacaxi. Após alguns minutos adicionar os cubos de gelo e bater por mais 5 segundos.

Maçã com chá verde - Desintoxicante

- 200ml de chá verde
- 1 maçã pequena com a casca e cortada em cubos
- 1 pêra pequena com a casca e cortada em cubos
- Pedras de gelo

Modo de preparo:
Chá concentrado: Aquecer 1 xícara de água (200ml), após levantar fervura adicionar uma colher de sobremesa da erva. Tampar e deixar descansando por 10 minutos. Espere esfriar.
Suco: Bater no liquidificador a maçã, a pêra e o chá. Após alguns minutos adicionar os cubos de gelo e bater por mais 5 segundos.